O que é Abandono Afetivo?


É evidente que toda criança precisa de cuidados básicos para sua sobrevivência, como uma casa, alimento e educação. Cuidados estes ligados diretamente ao pagamento de pensão alimentícia.


Entretanto, existem outras necessidades que são igualmente importantes, como o afeto, atenção e carinho e na falta destas necessidades, nasce o abandono afetivo.


Mas o que é o Abandono Afetivo?


O abandono afetivo é a omissão de um dos genitores no dever da criação de seu filho pela falta de atenção, carinho ou até mesmo de presença física.


Infelizmente muitos genitores acreditam que pelo simples fato de arcar com suas obrigações de prestar alimentos, já estão cumprindo seu papel como pai/mãe.


Ocorre que os danos psicológicos causados pela falta de suporte podem e, comumente são, piores e mais devastadores do que a falta de dinheiro, resultando em abalos psicológicos que necessitam de acompanhamento profissional.


Em razão disso que o abandono afetivo pode até mesmo ocasionar na obrigação do genitor indenizar o seu filho abandonado, mesmo que pagasse pensão alimentícia.

 

Precisa de auxílio sobre direito de família? Não deixe de entrar em contato conosco!